INTEGRAÇÃO

FAB firma parceria com Agência Espacial Brasileira para atividades acadêmicas

Por meio da Universidade da Força Aérea (UNIFA), foi realizado o acordo de cooperação técnica para desenvolvimento conjunto de programas acadêmicos
Publicada em: 19/10/2023 16:40
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Gabrielle Varela
Edição: Agência Força Aérea

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Universidade da Força Aérea (UNIFA), firmou, nessa quarta-feira (18/10), um Acordo de Cooperação Técnica com a Agência Espacial Brasileira (AEB) para desenvolver programas acadêmicos e oferecer atividades básicas do ensino superior, tais como pesquisa, ensino e extensão nos níveis de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

O evento, que aconteceu na sede da AEB em Brasilia (DF), contou com a presença do Presidente da AEB, Marcos Antonio Chamom; do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; do Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar; de professores da UNIFA, entre outras autoridades civis e militares do setor espacial.

O objetivo do acordo é estimular a criação de grupos de pesquisa e estudos focados em temas relacionados ao Poder Aeroespacial Brasileiro, políticas públicas, serviço de assessoria, prática e estágios e intercâmbio entre áreas de interesse comuns de ambas as Instituições.

“Este é um patamar nunca antes galgado por nós na seleta comunidade de pesquisa e inovação do setor espacial brasileiro. Tenham a certeza que o intercâmbio a ser promovido, no tocante às experiências, conhecimentos e tecnologias, vai colaborar, sobremaneira, para que a formação de recursos humanos qualificados em políticas públicas atenda plenamente às aspirações de inserir o Brasil nas arenas globais, que tratam de tecnologias espaciais”, declarou o Major-Brigadeiro do Ar Avellar.

Para o presidente da AEB, o acordo é um elemento relevante para possibilitar o desenvolvimento de soluções científico-tecnológicas. “Essa parceria com a UNIFA é um fator muito importante na busca da Agência Espacial Brasileira de aproximar a academia ao Programa Espacial Brasileiro, além de ser uma oportunidade de introduzir na AEB essa inteligência estratégica que está distribuída na academia brasileira”, afirmou Marco Antonio Chamon.

Para o Pró-Reitor de Pós-Graduação em Pesquisa da UNIFA, Coronel Intendente Carlos Alberto Leite da Silva, é uma felicidade poder integrar os conhecimentos e a bagagem que a AEB tem de produção tecnológica e produção acadêmica entre discentes e docentes. "Nossos pesquisadores vão poder trocar experiências, na medida em que investimos em pesquisa e ensino que são os pilares humanos. O nosso papel como instituição é fazer a diferença na criação do conhecimento", ressaltou.

Segundo o Diretor Substituto da área de governança no setor espacial da AEB, Márcio Akira Harada, o trabalho começou em 2020. "Desde então, começamos a amadurecer esse trabalho de fazer uma conexão técnica e, assim, fizemos vários trabalhos em conjunto. A expectativa agora é que possamos contribuir com os trabalhos do poder aeroespacial e ainda avançar nos estudos acadêmicos e em outras frentes", concluiu.

Sobre a AEB

A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

Fotos: Sargento Vanessa Sonaly / CECOMSAER; Alan Vieira / AEB